Outros Ramos de Direito

Referências

Título

Formação: em que investir o meu tempo ?

Autoria

Francesc Domínguez, Consultor

Edição:

Verbo Jurídico, Novembro de 2006.

Texto Integral

Pergunta de Miguel Montoro, advogado, sócio diretor de Samon (Yokohama, Japão)

Somos o que estudamos. Por isso, é fundamental ter claro no que investir o seu tempo e como nutrir a sua mente.

Saiba um pouco de múltiplas questões e, sobretudo, tenha uma opinião própria. Ser especialista demais pode ser uma limitação a longo prazo.

Além de seguir aprendendo Direito, em minha opinião é básico ter conhecimentos de finanças e marketing (comunicação e vendas). O talento em Direito é insuficiente. As mencionadas habilidades parajurídicas e o caráter de cada um marcam a diferença.

Finanças: A chave é saber administrar o dinheiro, como funciona. É um erro o conceito "trabalhar muito para ganhar dinheiro". O apropriado é "ter idéias para que o dinheiro trabalhe para você". Estude planejamento financeiro e pense, pois quem pensa costuma encontrar oportunidades.

Marketing (comunicação e vendas): Um advogado deve melhorar a capacidade de entender o mercado e detectar oportunidades de negócio. Comunique com eficácia para conseguir que os clientes atuais e os potenciais percebam sua capacidade e considerem seu escritório o mais adequado para oferecer-lhes soluções eficazes. Além disso, entender o comportamento humano lhe ajudará a conseguir a contratação de seus serviços. Aprenda a vender melhor, sem pressionar o potencial cliente.

As crenças equivocadas e os preconceitos nos fazem perder oportunidades ao longo da vida profissional. Abra sua mente. Estacione o medo e os preconceitos que a maioria das pessoas tem. Estacione também a preguiça mental. Faça perguntas adequadas e encontre respostas.

Incorpore novas idéias sobre uma base de bons valores. Renove sua inteligência. Divirta-se trabalhando e ampliando seus conhecimentos.

Sonhe alto e questione. Tenha uma opinião própria. Tome decisões com firmeza e atue.

Sobre o Autor

Actividade

© 2006, Francesc Domínguez, consultor de marketing, coautor do livro El marketing jurídico [O marketing jurídico], www.francescdominguez.com.
Consultório publicado em formato papel na revista Economist & Jurist (outubro de 2006) e adaptado para o Verbo Jurídico.

© verbojuridico.net | com | org. Direitos Reservados.

Imprimir